AULA INAUGURAL

Comandante da Aeronáutica participa de solenidades na Academia da Força Aérea

Aula inaugural, corrida, entrega de platinas e voo solo marcam início do ano letivo na AFA
Publicada em: 10/02/2024 10:23
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou a aula inaugural dos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). O evento foi realizado nesta sexta-feira (09/02) e abriu o ano letivo de 2024. Durante a palestra, o Oficial-General destacou valores e prontidão da Instituição, além de ressaltar a importância da família na vida dos Cadetes.

Estiveram presentes o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Riviero; o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, entre outras autoridades militares, assim como familiares dos Cadetes.

Durante a aula inaugural, valores como comprometimento, profissionalismo, integridade, disciplina e patriotismo foram destacados, assim como a importância da excelência no serviço prestado pela Força Aérea Brasileira (FAB), ressaltando as responsabilidades que os Cadetes deverão assumir.

Após a palestra, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno convidou o Corpo de Cadetes para uma corrida e, juntos, realizaram um percurso de 5km, visando destacar a importância da atividade física na Academia.

Entrega de platinas

Em continuidade às atividades do dia, 169 Cadetes do primeiro ano, que compõem a Turma Uiraçu, receberam as platinas, que identificam postos e graduações dentro das Forças Armadas e simbolizam a incorporação dos jovens no Corpo de Cadetes da Aeronáutica. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica.

“Este é um momento de grande relevância, tanto para os novos Cadetes quanto para a nossa Instituição, afinal, este dia traduz um período marcado pela incansável dedicação, por parte desses jovens e pelo alto envolvimento de diversos setores deste Ninho das Águias em prepará-los para os desafios futuros”, afirmou o Comandante.

Durante a solenidade, alguns Cadetes foram homenageados pela dedicação e desempenho observados nos campos intelectual, militar e desportivo. A Cadete Jenifer Keller Silva do Nascimento, do quarto ano de Intendência, recebeu o mérito desportivo feminino. “Hoje encerra todo o ciclo de esforço. Sou do atletismo e vou continuar me dedicando com muito compromisso e muito treino”, afirmou a cadete.

Sua mãe, Shirley Aparecida, emocionada, falou sobre o orgulho de ver a formatura da filha. “Estou muito orgulhosa, segurando o choro. É gratificante ver minha filha recebendo essa homenagem. Ela merece”, disse. 

Voo solo 
A Cadete Aviadora Amanda de Souza, do Quarto Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, realizou seu primeiro voo solo num T-27 Tucano e recebeu o cachecol das mãos do Tenente-Brigadeiro Damasceno. 

“Este dia ficará marcado em minha memória para sempre. Fiz meu voo solo, terminando uma fase com êxito e com a presença do Comandante. Fico muito honrada”, disse a Cadete.

O Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, falou sobre as atividades que marcaram o início do ano letivo da Academia. “Hoje foi um dia muito especial e marcante para a Academia da Força Aérea. O nosso Comandante presente, proferiu a aula inaugural, fez uma corrida com o Corpo de Cadetes, fizemos a entrega de platinas para Cadetes do primeiro ano e finalizamos com o primeiro solo de uma Cadete do quarto ano”, destacou.

Assista aqui ao vídeo da matéria.

Fotos: Sargento Viegas/ CECOMSAER

Vídeo: Sargento Neris / Sargento André Souza/ CECOMSAER